Novidades

Caros Colegas,

Após um grande período kamagra de silêncio, a SPHV tem o prazer de apresentar o Primeiro de uma série de Seminários que têm como objectivo preparar os colegas para exercer com segurança e critério a terapêutica homeopática.

Esta série de Seminários surge como resposta à demanda sentida pela Associação, por parte da Classe, na procura de formação credenciada para um maior conhecimento e aplicação deste método terapêutico.

Convidamos-vos então, para o I Seminário, que pretende ministrar uma sólida formação básica inicial, através do domínio de princípios, fundamentos, esclarecimentos teóricos e aplicação prática.

Poder obter o cartaz do Seminário aqui.

Devido a condicionantes internas e externas o 1º Seminário de Homeopatia Veterinária teve de ser adiado, no entanto, embora ainda sem data fixa, continuamos a receber o vosso feedback e o vosso interesse no evento, para que seja maior e mais potenciador de conhecimento e caminhos e contactos.
Consulte o programa e deixe a sua opinião através dos nossos contactos.
Atentamente,

A SPHV

O Que é a Homeopatia?

A Medicina Homeopática baseia-se na capacidade inata do organismo para manter-se são, ou seja na capacidade reactiva automática face agressões e desiquilibrios. Esta capacidade é chamada de Vix natura medicatrix e apartir dela, estimulando-a homeopáticamente Kamagra 100mg (Homeos = Semelhante; Pathos = Doença), conseguiremos obter respostas terapêuticas sólidas, eficazes e duradouras, porque estas são promovidas pelas próprios meios e defesas do Organismo, que é estimulado a reorganizar-se para um equilíbrio, para a cura..

Este método terapêutico surgiu nos finais do séc. XVIII, pela mão do médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), que, ao traduzir a Matéria Médica de Cullen (famoso médico inglês), na qual a Quinina era apresentada como o primeiro medicamento específico, curando a Malária, refuta a hipótese de que a cura se devesse à forte acção tónica estomacal, e experimenta o medicamento em si próprio, desenvolvendo todos os sintomas da própria doença, febres delirantes, suores, etc.. Conheceodr de Hipócrates e após a experiência, Hahnemann conclui então que, a Quinina cura a malária, porque provoca os mesmos sintomas em individuos sãos, ou seja cura a malária pela acção dos Semelhantes.

Aqui chegamos ao primeiro principio básico da Homeopatia, a Lei dos Semelhantes. Já enunciada por Hipócrates, o pai da medicina ocidental, a lei dos semelhantes formula que, uma doença quando interrompida por outra semelhante, a segunda anula o efeito da primeira. Ou seja, experimentando substâncias medicamentosas em individuos sãos e colhendo todos os seus sintomas, podemos empregar as mesmas substâncias para curar indivíduos que apresentem tais quadros clinicos.

A abrangência e eficácia da Homeopatia expande-se quando enunciamos os dois outros pilares desta técnica, o Princípio da Globalidade e o Princípio das Doses Infinitésimais. Relativamente a este último, as doses terapêuticas administradas são extremamente baixas, evitando os efeitos secundários das doses ponderais e atribuindo um poder terapêutico mais abrangente ao medicamento. Deste modo, devemos procurar uma similitude com a totalidade dos sintomas expressos pelo paciente, sintomas mentais sintomas mentais (tristeza, depressão), sintomas gerais (sensibilidade ao frio, desejo de doces), sintomas locais (gastrite crónica, eczema), uma vez que só exercendo o príncípio da Globalidade, poderemos curar a causa da doença que se nos apresenta.

Por isso se diz que, para a Homeopatia não há doenças, e sim doentes. Para conseguirmos uma cura homeopática teremos que reunir todos os sintomas apresentados pelo paciente, de modo a “ler” a doença, ou seja, o mecanismo de acção alterado que expressa esse desiquilíbrio, para que o possamos igualar, e assim estimulá-lo a reagir na direcção oposta (segundo a lei Vix Medicatrix Naturae). Deste modo temos a certeza que toda a reacção que estamos a desencadear Kamagra 100mg efervescente se deu pelos próprios meios do organismo, que todo o proceso de cura, foi promovido pelos próprios meios do paciente, e portanto, será muito mais firme eficaz e duradouro. As reacções que se provocam no sistema imune é como se o ensinasse-mos a pescar, em vez de lhe dar o peixe.

Homeopatia Veterinária

A Homeopatia Veterinária tem, como princípios básicos, a cura pelo semelhante e conceito básico de curar o animal e não a doença, os mesmos objectivos que estão consignados na Homeopatia.
Cada doente é encarado individualmente e não como mais um a desenvolver aquela doença, dado que cada animal responde às alterações externas de forma particular, o que deverá ser a informação base para a instituição de uma terapia.

Nesta área, o trabalho é complicado pela dificuldade em avaliar a componente de sintomas mentais nos animais, mas os resultados alcançados têm sido bastante bons. Exige, como em qualquer outro tipo de terapia, uma cooperação considerável por parte dos proprietários. É cada vez maior o número de pessoas que procuram os serviços de um Médico Veterinário com conhecimentos em Homeopatia, com o objectivo de tratar o seu animal de estimação.

Citando São Tomás de Aquino “Deve dizer-se que as paixões interiores dos animais podem conhecer-se observando os seus comportamentos exteriores” in “Suma Teológica”, Séc. XIII

História da Homeopatia Veterinária

A profissão de Médico Veterinário nasce na segunda metade do século XVIII em França (Lyon e Alford), evento que é acompanhado na vizinha Alemanha pela Escola de Hannover.
Tal acontece numa altura em que a Europa é assolada por graves epidemias, nomeadamente a Peste Bovina, a Peste Bobónica e a Febre Aftosa, no gado bovino, e a Peste Equina, favorecida pelas numerosas guerras em curso.
Sammuel Hahnemann (1755-1843), contemporâneo do nascimento da Medicina Veterinária, acompanha o seu desenvolvimento com interesse, declarando em 1796 «(…) se as leis da Medicina que proclamo são certas e naturais, elas serão válidas para todos os seres vivos.»
Acaba por ser ele próprio o primeiro a pôr em prática as suas palavras com o seu cavalo, que padecia de uma uveíte recidivante, tratando-o, com sucesso, com Natrum Muriaticum.
Mais tarde apresenta, numa conferência em Leipzig, o seu manuscrito intitulado “O tratamento homeopático em animais domésticos”, em que declara «Facilmente aceitei que a Medicina Veterinária em geral se pratica de uma forma muito semelhante Kamagra Gel à Medicina Humana, e o mesmo sentido pode ser aplicado ao seu ideal:
Primeiro: a observação do quadro da doença que apresenta o animal afectado;
Segundo: a necessidade de conhecer exactamente o efeito que produzem as substâncias puras administradas aos animais sãos.
Isto permite ao médico encontrar para o animal doente o semelhante para a doença que apresenta. Este é o método mais seguro, mais rápido e, desde o ponto de vista homeopático, o mais útil.
Quando os sintomas produzidos pelo medicamento escolhido no animal são, correspondem aos sintomas do animal doente, pode ter-se uma certeza quase matemática que o animal se curará, sendo esta cura rápida e duradoura.(…)

Hahnemann foi, juntamente com Frederico, o Grande, e Goethe, um dos primeiros defensores dos animais.

Lux torna-se então o pioneiro na utilização deste procedimento terapêutico e é o autor do primeiro manual de Veterinária «Homeopatic Veterinarium Physician», em 1836.

Precisamente nesse ano de1836 dá-se um acontecimento de grande importância, numa altura em que vários Veterinários de vários países já conhecem e utilizam a Homeopatia: a publicação da obra «As Doenças de Cavalos», de F. A. Gunter, na qual afirma ter experimentado 188 medicamentos homeopáticos no equino. Na mesma época, Lotzbeck publica, também na Alemanha, o «Manual da Medicina Veterinária Homeopática» e surgem as primeiras notícias de um equino curado, com êxito, de uma nefrite grave com uma dose de Belladona 6CH nos Estados Unidos da América, por W. H. Smith.
O restante século XIX caracteriza-se, no campo da Medicina Veterinária, pela esparsa publicação de obras sobre Homeopatia, mas aparentemente o fio condutor não foi perdido, uma vez que, a partir de 1928, começam a aparecer trabalhos interessantes, como o artigo “Homeopatia para Animais”, do Médico R. H. Schneider e a tradução para francês da sexta edição do Organon, pelo médico russo Pierre Schmidt.
Bruckner, em 1929, seguindo as ideias de Hahnemann, escreve “Sobre o sistema homeopático para a cura dos Equinos”, onde chama a atenção para o facto de muitos Veterinários curarem homeopaticamente, sem disso terem consciência.

A partir do final da década de 40 reconhece-se outra dinâmica na Homeopatia Veterinária, multiplicando-se os trabalhos de investigação e os artigos publicados. Em 1948, Vittoz demonstra a acção da Thuja sobre as verrugas de Bovinos, enquanto o Professor Bordet prova o seu êxito sobre os papilomas buço-faríngeos do Canídeo. Estes trabalhos servem de base à tese de Tegret, ( Alfort 1953) que estuda o efeito da Thuja nas verrugas dos potros.
Na reunião de Janeiro de 1950, o Centro Homeopático de França, apresenta o trabalho, “Investigações sobre o Tratamento da Raiva e Outras Doenças mediante a Homeopatia”, do Dr. Plantureux do Instituto Pasteur de Alger, que afirma ter conseguido a cura de 35 casos de Raiva declarada utilizando um nosódio do vírus da Raiva e Lachesis 7CH, além de Belladonna e Guaco. Também relata nos seus estudos a Influenza no suíno, para a qual apresenta como medicamento epidémico o Ferrum Phosphoricum, utilizado também para a difteria aviária. Em 1952 em França, os veterinários Aubry e Bardoulate publicam “Medicina Veterinária Homeopática” que, no dizer dos próprios autores, está destinada a substituir o antigo livro de Güntherilacuzon. Este tratado inclui o tratamento de grandes animais, de carnívoros domésticos e de aves de produção.

Em 1953 o Dr. Duverdyn, Veterinário de Bruxelas, descreve: “Alguns casos tratados inutilmente com Alopatia e melhorados pela Homeopatia” sublinhando quadros de metrite e piómetra.
O Dr. Pierre Sheyre publica em 1954 um artigo intitulado “Medicamento único e altas diluições”, no qual declara que “os nossos fracassos não devem ser imputados à Homeopatia, mas a nós próprios”, sendo dos poucos de origem francesa, que procura algo mais que o organotropismo.
Em 1957 faz-se uma tese de doutoramento em Lyon sobre os medicamentos a utilizar na hepatite crónica do cão. Dedicam-se teses à Arnica, aumentando a frequência e Kamagra soft a informação com que a Homeopatia é tratada, o que resulta numa actualidade em que a Medicina Veterinária homeopática se pratica em todo o mundo com êxito.
Ultrapassando fronteiras, a Homeopatia é praticada no Homem, no animal e nas plantas e vista de diversos prismas, explorada em várias das suas vertentes. Ao nível da Medicina Veterinária, ela surge como técnica terapêutica, não só a nível complementar, mas como uma primeira opção terapêutica, nomeadamente ao nível do novo conceito e sistema de produção que cresce hoje, a Pecuária e Agricultura Biológicas.
De acordo com os princípios da Agricultura e Pecuária Biológicas, a actividade animal deve estar, tanto quanto possível, integrada no ecossistema, visando a optimização da reciclagem dos nutrientes (dejectos animais, biomassa vegetal), uma menor dependência de inputs externos (como rações e fertilizantes) e ainda a potenciação de todos os benefícios directos e indirectos advindos dessa integração.

In “ Los animales y la homeopatia, teoria y experiencia”, F. Briones, Dilema, 2006
“Homeopatia Veterinária, Introdução à Doutrina Hanmanniana”, S. Pinto Cardoso, Relatório Final de Super Kamagra Curso, UTAD, 2006

Shopping Cart